2W Energia se une a Ecogen Brasil para fornecimento de energia solar em Pernambuco

Com a nova parceria, 2W Energia expande o serviço de geração distribuída e segue na democratização do acesso à energia renovável no País

A 2W Energia, cleantechs brasileira que democratizou o acesso à energia renovável para pequenas e médias empresas, fechou parceria com a Ecogen, empresa do Grupo Mitsui & Co., Ltd. e referência no desenvolvimento, implantação e gerenciamento de soluções energéticas, para o fornecimento de 4 MW de potência de energia solar em geração distribuída (GD) em Pernambuco. O acordo vai permitir a expansão do serviço de GD da companhia, oferecendo energia renovável a micro e pequenas empresas e residências do Estado.

A parceria permite, por meio de tecnologia 100% digital, que consumidores pernambucanos tenham acesso à energia limpa e renovável, com um consumo inteligente, sem a necessidade de investimentos em energia solar. Além disso, o sistema possibilita um desconto na tarifa de energia elétrica.

Claudio Ribeiro, da 2W Energia

 

“A digitalização é o futuro do setor elétrico. A parceria com a Ecogen mostra que, cada vez mais, disseminamos a consciência e o uso da energia limpa por meio da tecnologia. A 2W tem como missão levar energia limpa a todos os brasileiros, reinventando a relação da sociedade com a energia. Já começamos esse modelo em Minas Gerais, estamos chegando a Pernambuco e certamente vamos expandir para outros Estados”, comenta Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.

A solução, que já está disponível em Minas Gerais, funciona por meio da plataforma de varejo da 2W Energia que atua como um marketplace de créditos de GD, onde empresas ou pessoas físicas podem aderir como consorciadas ou cooperadas dos centros de geração distribuída compartilhada da 2W. Ao mesmo tempo, a companhia disponibiliza ao mercado, por meio de aluguel, a capacidade de geração para ganhar escala na plataforma digital.

Para Luiz Cabral, CEO da Ecogen, a parceria é extremamente relevante para o setor.

“Ganhamos capilaridade e força para implementar um novo modelo ao mercado. O setor de energia busca soluções que agregam valor, mudando as relações de consumo e certamente essa parceria traz essa inovação”, ressalta.

Expansão da Geração Distribuída

Em 2021, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração distribuída (GD) passou os 7 GW operacionais em território nacional. E, de acordo com a última projeção da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil pode atingir uma capacidade de 24,5 Gigawatts em Geração Distribuída até 2030.

Para isso, a EPE estima um total de 3 milhões de consumidores e um total de investimentos na ordem de R$70 bilhões.

A 2W Energia e a Ecogen já estudam parcerias para o fornecimento de energia solar por meio da GD em outros Estados do Brasil. A estimativa das empresas é ultrapassar 25 MW em oferta de potência em geração distribuída ainda em 2021.

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias