Alvaro Fernandes, da CPFL Soluções: “O&M não é uma despesa e sim um investimento”

CPFL Soluções oferece aos clientes B2B alternativa de contrato plurianual para maior economia, eficiência e segurança energética

De que forma a sua empresa realiza a Operação e Manutenção (O&M) de seus equipamentos e de toda a infraestrutura elétrica?

Você investe em uma manutenção preventiva e preditiva, com intervenções em datas programadas, para prevenir falhas e eventos adversos, ou acredita que isso pode ser um desperdício e prefere apenas pensar em manutenção diante de uma emergência?

Você acha que aumentar o prazo entre as manutenções traz economia pro seu negócio ?

Se a sua gestão ainda tem em mente que investir em O&M é um desperdício, continue lendo, pois, esse artigo traz importantes argumentos para que você reveja esse conceito.

É de extrema importância que indústrias e empresas coloquem em seu planejamento a gestão de manutenções nas instalações elétricas.

Com isso é possível evitar que equipamentos de alto valor, por exemplo, se danifiquem e, consequentemente, haja significativos prejuízos financeiros para a empresa.

Ao investir em procedimentos e processos de O&M, a governança é beneficiada com eficiência e produtividade.

Afinal, quando se há uma prevenção de erros, a gestão consegue driblar tais eventos. Isso impacta diretamente no desempenho no que tange a qualidade e vida útil dos equipamentos.

Contudo, o investimento em contratos de manutenções elétricas ainda não é uma pratica para muitas empresas.

“O que a gente busca esclarecer é que o serviço de Operação e Manutenção não é uma despesa e sim um investimento. Primeiro porque esse serviço consegue ampliar e melhorar a vida útil do equipamento. Além de que a falta de manutenção preventiva ou dentro dos prazos ideais pode acarretar em desligamentos de equipamentos, por exemplo, o que significa grandes perdas para a empresa”, explica Alvaro Fernandes Neto, Gerente de Aplicação Eficiência Energética e GD na CPFL Soluções.

Com os serviços de O&M também é possível melhorar e ampliar as condições industriais, reduzindo a perda de produção.

“Quando não há o trabalho de Operação e Manutenção preventiva e preditiva em uma usina, por exemplo, a empresa corre o risco de ter a vida útil de seus equipamentos reduzida, ter desligamentos que impactarão na perda de geração, produção e até mesmo no fornecimento da energia, caso a usina também atue na geração de energia.”

A CPFL Soluções oferece contratos de manutenção anual ou plurianual. Neste plano de manutenção, além dos atendimentos programados com uma grande equipe especializada para fazer um serviço detalhado durante as manutenções preditivas e preventivas, realizam uma inspeção visual e termográfica durante a safra para verificar se o equipamento está em perfeitas condições”, explica Fernandes Neto.

Com esses contratos, o cliente deixa de fazer o aporte único, ou seja, esse investimento pode ser dividido em 12 vezes por ano.

Além disso, o contrato plurianual da CPFL Soluções para serviços O&M faz com que o cliente tenha o Valor de Engenharia, ou seja, caso haja um evento adverso em que seja necessário um serviço emergencial, a assessoria já está prevista no contrato.

“Nesses casos, o cliente entra em contato com a CPFL Soluções e prontamente o atendemos. Essa assessoria é muito mais barata, pois já está incluída no contrato. Quando esses eventos acontecem em empresas que não possuem esse tipo de contrato, o atendimento sai mais caro, pois há o custo de remanejar equipes”, pontua Alvaro.

Expertise em O&M

A CPFL Soluções atua há mais de 20 anos no mercado e conta com uma equipe treinada, formada por profissionais de alto nível técnico, e atualizada constantemente para compreender plenamente os equipamentos elétricos e gerenciar tais necessidades.

“O fator Segurança é inegociável para a CPFL Soluções. Trata-se de uma cultura muito forte para nós. Adotamos todos os protocolos de saúde e segurança e nossos colaboradores são capacitados para atender as normas necessárias para realizarem suas atividades dentro das instalações elétricas, por exemplo. Nós fazemos todos os trâmites necessários para que o cliente não tenha preocupação nenhuma”, ressalta o Gerente de Aplicação Eficiência Energética e GD da CPFL Soluções, Alvaro Fernandes Neto.

Todos os nossos serviços são feitos com planejamento, análise da área de atuação com uma equipe especializada, e com a quantidade de pessoas necessárias para a execução do serviço. O atendimento é realmente dedicado e com um time que tem pleno conhecimento do que estão fazendo”, assegura.

Hoje, os serviços de O&M da CPFL Soluções atendem todo o Brasil, contudo as regiões sul e sudeste é onde sua presença está mais forte.

“Nosso atendimento está em todas as empresas que, teoricamente, estão conectadas à rede, desde uma cabine primária de 13,8 kV até uma subestação de energia de 230 kV. Então atendemos clientes com cabine, ramal de média, uma subestação de energia e até uma linha de transmissão, seja do comércio, indústria, usina e até outras concessionárias.”

E completa: “Temos um time próprio com mais de três mil e quinhentos colaboradores, mais de 1000 veículos próprios. Toda essa estrutura atua tanto em manutenção, como em construção, contando com 25 bases operacionais localizadas nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.”

Qualidade, tecnologia e dados

Ao contratar O&M, empresas buscam, além de qualidade e tecnologia, prestadores que agreguem relatórios para maior conhecimento.

Quando o cliente tem um contrato plurianual com a CPFL Soluções, são emitidos relatórios que acusam a correção de algum equipamento, troca ou substituição identificados pela manutenção preventiva.

Com isso, as manutenções preditiva e preventiva acabam gerando um maior controle para o cliente. No contrato de manutenção plurianual, são realizadas até três visitas periódicas ao cliente; inspeção visual e termográfica; e a emissão de um relatório informando se os equipamentos estão em plenas condições de funcionamento ou se é necessário fazer alguma intervenção.

No serviço pontual é realizado toda a análise e supervisão do equipamento, porém fica a critério do cliente orçar com a CPFL Soluções a manutenção corretiva no momento ou deixar para um outro momento.

“Uma grande vantagem do contrato plurianual de manutenção é análise prévia do estado do sistema elétrica que possibilita a programação da manutenção para reduzir o número de desligamentos”, explica Fernandes Neto.

Mais detalhes com os especialistas da CPFL Soluções aqui.

Próximo Post

Most Popular