O presidente, Jair Bolsonaro, aprovou nesta terça-feira (13/04) a Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece a redução do teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil de 13% para 10%, no 79º Leilão de Biodiesel.
A medida, contudo, contraria a decisão que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, teve no dia 10/03 em um encontro com o diretor executivo da União Brasileira do Biodiesel e do Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, e outros representantes do setor.
Neste encontro, a decisão foi de manter os percentuais de 13% de biodiesel no diesel de petróleo este ano, 14% a partir de março do próximo ano e de 15% em 2023, como prevê a legislação.
A medida do CNPE propõe uma mudança na decisão de março em função da valorização do custo do óleo de soja nos mercados brasileiro e internacional. Somado à isso, existe também a desvalorização cambial da moeda brasileira frente ao dólar, que tem impulsionado as exportações de soja e também encarecido o valor do biodiesel produzido nacionalmente.
Essa decisão vai evitar que o consumidor pague mais caro pelo diesel. Com isso, o transporte de cargas poderão ter menor custo, garantindo a economia do país.
A Revista Full Energy está organizando o evento Energy Day que vai abordar, entre outros assuntos, a questão da importância das energias renováveis e a manutenção de decisões que garantem um futuro mais verde.
A segunda mesa redonda do evento vai debater sobre o tema: “RenovaBio: um novo marco para a agroindústria da cana-de-açúcar”. Nesse contexto, os participantes vão falar sobre os como os biocombustíveis contribuem para a manutenção do programa.
As inscrições para o evento são gratuitas. Inscreva-se!
Mais Informações
Energy Day
Data: 29 de maio de 2021, a partir das 08h20
Evento: 100% digital
Inscrição gratuita: https://fullenergy.grupomidia.com/credenciamento-gratuito-29-maio-dia-mundial-da-energia/
Contato: (16) 3913-9800 ou eventos@grupomidia.com