Eleita entre os Líderes da Energia de 2021, 2W Energia mira expandir energia limpa de forma sustentável

A empresa vem se reposicionando como uma plataforma integrada com geração voltada ao pequeno consumidor

Ganhadora do prêmio Líderes da Energia 2021, organizado e idealizado pela plataforma Full Energy do Grupo Mídia, a 2W Energia teve muito o que comemorar do ano que passou.

Presente no mercado há 14 anos, a 2W Energia nasceu mirando a comercialização de energia no mercado livre. Naquela época, eram apenas 25 funcionários.

Hoje, atenta às transformações do setor elétrico e visando atender novas demandas, a 2W Energia possui um time de 200 colaboradores, e se transformou de uma comercializadora para uma plataforma integrada de geração com comercialização ao cliente final.

Para isso, a empresa acompanha de perto o que acontece no setor elétrico ao redor do mundo.

“A liberalização do setor é a possibilidade para o consumidor, independentemente do seu porte, poder comprar energia de um gerador. É a possibilidade dessa negociação ser direta e o consumidor ganhar com a livre concorrência de um mercado aberto. Isso ainda não é uma realidade para todos os brasileiros, mas ela já é uma realidade para aqueles grandes consumidores ligados em média e alta tensão”, explica Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.

Diante disso, a 2W Energia viu-se na necessidade de dar dois importantes passos.

Em um primeiro momento, começar a investir em geração. Posteriormente, desenhar uma estratégia para chegar mais perto do consumidor menor de energia e “não de companhias como a Vale e a Alcoa, que são consumidores que já estão no mercado livre há mais de 20 anos.”

A 2W Energia, então, passou a formatar pipelines de novos projetos de energia. Hoje, a empresa está envolvida na construção de um grande projeto eólico no Rio Grande do Norte, um investimento de aproximadamente R$ 650 milhões e que terá a capacidade instalada de 138,6 MW. Outro projeto acontece no estado do Ceará e terá a capacidade instalada de 261 MW.

“Vamos anunciar, em breve, a aquisição dos aerogeradores nesse projeto”, ressalta Ribeiro.

Esses dois trabalhos reposicionam a 2W Energia como uma plataforma integrada com geração voltada ao pequeno consumidor que, como ressalta o CEO, “está se tornando livre”.

“Esse consumidor, muitas vezes, nem sabe que pode ser um consumidor livre no mercado de energia. Estamos trabalhando fortemente para levar o máximo de informação a ele.”

E essas informações estão chegando a consumidores pequenos de todo o Brasil graças ao canal desenvolvido pela 2W Energia denominado Agente Autônomo. Esse projeto começou com apenas 60 profissionais em janeiro de 2021 e, hoje, conta com mais de 1.000 agentes autônomos espalhados pelo país.

“Com muito treinamento e capacitação, esses profissionais estão transformando o setor elétrico. Eles abordam estabelecimentos comerciais como faculdades, escolas ou mesmo hospitais que estão no interior das mais diversas regiões e levam informação sobre o que é mercado livre de energia e como é possível fazer a migração com a 2W. Elucidamos esses clientes como eles podem comprar energia de longo prazo, sem risco, dos nossos parques eólicos. Com isso, os clientes da 2W obtém uma redução de custo da ordem de 20 a 30% no custo com energia, e ainda mais sustentabilidade e competitividade para a sua empresa”, explica o CEO.

Assista a entrevista na íntegra com Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia:

Clique aqui e confira a lista completa dos ganhadores do prêmio Líderes da Energia 2021

Vestas e 2W Energia anunciam acordo

A Vestas assinou um acordo com a 2WEnergiapara o projeto Kairos de 113 MW, localizado no município de Icapuí, no estado do Ceará, Brasil. O pedido inclui 25 turbinas eólicas V150-4.5 MW, além de um contrato de serviço de 15 anos de Active Output Management 5000 (AOM 5000) que tem como objetivo otimizar a produção deenergiadurante a vida útil do projeto.

Com este projeto, a Vestas ultrapassa a marca de 6 GW de entrada de pedidos no Brasil para aerogeradores V150, com modos de potência de 4,2 MW e 4,5 MW, consolidando-se como o modelo de turbina mais vendido de todos os tempos em território brasileiro por seu excelente ajuste às condições de vento locais e um inigualável custo nivelado de energia. Globalmente, a turbina V150-4.2 MW ultrapassou 17,5 GW na entrada de pedidos.

“Estamos muito felizes em ter a 2Wcomo nosso cliente com este primeiro contrato. A confiabilidade e competitividade de nossa plataforma de 4MW, aliada ao contrato de serviço de longo prazo, proporcionará à2WEnergia, uma das maiores plataformas de comercialização deenergia, a confiabilidade necessária para continuar provendo as oportunidades de redução de custos, sustentabilidade e gestão para seus clientes no mercado livre deenergia”, afirma Eduardo Ricotta, presidente da Vestas da América Latina.

Estamos muito felizes com esta parceria com a Vestas para o Projeto Kairós e com o fato de podermos contar com turbinas eólicas com um track record tão extenso em todo o mundo, que trarão a qualidade que esperamos para o nosso empreendimento. A2WEnergiatem investido em soluções renováveis para expandir o acesso do país àenergialimpa de forma sustentável”, destaca Cláudio Ribeiro, CEO da2WEnergia.

A entrega dos aerogeradores é esperada para o segundo trimestre de 2023, com comissionamento previsto para o último trimestre do mesmo ano.
Os aerogeradores são produzidos localmente de acordo com as regras FINAME do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criando empregos e expandindo a indústria eólica do Brasil e apoiando a iniciativa do governo de promover soluções renováveis e uma matriz energética mais sustentável.

 

 

 

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias