Enel passa a integrar o Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU no Brasil

Iniciativa tem como objetivo acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da entidade internacional;

A Enel Brasil passou a integrar o movimento Transparência 100%, uma inciativa criada pelo Pacto Global da ONU no Brasil para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030.

O Transparência 100% tem como foco engajar as empresas no combate à corrupção e o fortalecimento de práticas de compliance para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A adesão ao movimento foi assinada pelo presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil, Guilherme Lencastre, durante o evento “SDGs in Brazil”, na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York.

Para Lencastre, a iniciativa representa para a Enel a oportunidade de aprimorar ainda mais as questões relacionadas a transparência e integridade.

“O Transparência 100% está diretamente conectado à nossa estratégia e ao nosso plano de sustentabilidade, em que já assumimos diversos compromissos, como aqueles relacionados com os ODS. Pelo estreito relacionamento entre os assuntos, vimos uma ótima oportunidade de integrar esta iniciativa que fomenta a transparência corporativa, para além dos requisitos da legislação vigente. As empresas que aderirem devem entender que seus objetivos não são como uma obrigação, mas como um facilitador de sua estratégia e da sustentabilidade de seus negócios”, afirma Lencastre.

O Transparência 100% é um dos sete grandes movimentos que fazem parte da estratégia Ambição 2030.

A Enel Brasil também participa do Conselho do Pacto Global da ONU no Brasil, representada pela diretora de Sustentabilidade da companhia, Marcia Massotti, e este ano aderiu ao movimento Net Zero da organização, com foco na redução da emissão de carbono na atmosfera.

A iniciativa pretende colaborar com a redução de dois milhões de toneladas de CO2 e em emissões acumuladas, o que atende ao ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

Ao assinar a carta-compromisso do Movimento Transparência 100%, a Enel se une a outras 22 empresas e a três organizações do terceiro setor, que são apoiadoras do projeto.

Além das empresas e organizações, o movimento conta com a expertise e contribuição de profissionais renomados do mercado para seu Comitê Consultivo.

A principal meta do Transparência 100% é fortalecer mecanismos de transparência e integridade de empresas, para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso para as demais companhias do país.

“Como líderes em nosso setor, acreditamos que podemos atuar como exemplo para outras empresas e para a sociedade. Devemos, portanto, apoiar e incentivar a difusão dos conceitos éticos, disponibilizando recursos para manter e aprimorar continuamente o programa de integridade, atuando sempre de maneira transparente e ética. Sempre que possível, é importante lembrar a todos da organização os benefícios que uma empresa transparente e íntegra pode proporcionar a todos os stakeholders. Uma empresa ética sempre será mais competitiva, sustentável, próspera e inovadora. Se os líderes empresariais desejam o sucesso de seus negócios eles precisam investir em transparência e na cultura da integridade de suas organizações”, destaca Eugenio Belinchon, diretor de Auditoria da Enel Brasil.

Mmetas do Movimento Transparência 100%

Maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, o Pacto Global da ONU no Brasil reforça e encoraja as empresas nacionais a se empenharem no compromisso de serem 100% transparentes até 2030.

As cinco metas do Movimento são: 100% de transparência nas interações com a Administração Pública; Remuneração 100% íntegra da alta administração; 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade; 100% da transparência da estrutura de compliance e governança; e 100% da transparência sobre o desempenho dos canais de denúncia.

O cumprimento e monitoramento das metas do Movimento Transparência 100% será efetuado pelo Observatório 2030, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil lançada neste ano, que acompanha as metas e compromissos públicos assumidos pelas empresas nos mais diversos temas.

Próximo Post

Últimas Notícias