Energy Day se encerra com debate de alto nível sobre biodiesel

Evento teve participação de Donato Aranda, Donizete Tokarski, Arnaldo Jardim e Amanda Gondim

Energy Day se encerra com debate de alto nível sobre biodiesel

O último dia do Energy Day (28/05) – evento promovido pela plataforma Full Energy do Grupo Mídia – contou com debate importante sobre o tema “Potencial e os desafios do Biodiesel e Bioquerosene no Brasil. ”

Donato Aranda, professor doutor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), deu início ao evento com uma palestra didática sobre o tema e explicou que o principal objetivo dos biocombustiveis é, além de fornecer energia, trazer externalidades positivas – como a melhora na qualidade do ar. Aranda também é consultor de indústrias no setor de biocombustíveis no Brasil e no exterior.

“O Brasil possui um reconhecimento internacional pelo pioneirismo em relação aos bicombustíveis, principalmente com as políticas públicas. Primeiro com o etanol e segundo com o biodiesel.”

 

Após a palestra, o Energy Day recebeu a mesa-redonda com o mesmo tema e teve a presença doDeputado Arnaldo Jardim (Deputado em São Paulo pelo partido Cidadania); Amanda Gondim (Coordenadora da Rede de Bioquerosene na UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Donato Aranda permaneceu na sala para o debate. Esta mesa teve a moderação de Donizete Tokarski (Diretor Superintendente da UBRABIO).

Donizete deu início ao debate agradecendo ao Grupo Mídia por proporcionar este debate tão relevante para o Brasil neste momento. Recentemente, o Governo aprovou a redução do teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil de 13% para 10%.

Donizete questionou, então, para professora Amanda sobre a qualidade do biodiesel no Brasil.

Amanda explica que algumas entidades falam que o aumento da qualidade do biodiesel estraga os motores, mas ela explica que essa questão é fácil de resolver. “Os relatórios que temos não mostram isso. Eles mostram que a qualidade do biodiesel não afeta em nada os motores.”

Em seguida, Aranda fez suas considerações com dados importantes:

“Ano passado, a Indonésia produziu quase o dobro de biodiesel em relação ao Brasil. Lá, eles usam 30% e nós aqui estamos na briga para voltarmos aos 13%. Então, o Brasil de pioneiro passa para uma situação de atraso. E perceba que os mesmos veículos que utilizamos aqui são utilizados também na Indonésia. Os Estados Unidos também produzem mais biodiesel que o Brasil. Lá o principal teor é o B20.”

 

O deputado Arnaldo Jardim entrou posteriormente e também apresentou suas reflexões sobre o assunto: “O Brasil precisa se livrar de pecadilhos pontuais que não podem inibir, nem comprometer uma imagem porque nós temos uma matriz energética limpa e precisamos mantê-la assim, como referência.”.

Ele acrescentou, ainda, uma novidade sobre o Renovabio para o setor energético.

 

Confira o último dia de Energy Day:

 

Mais Informações

Energy Day

Data: de 24 à 28 de maio de 2021, das 10h às 12h todos os dias.

Evento: 100% digital

Inscrição gratuita: https://fullenergy.grupomidia.com/credenciamento-gratuito-29-maio-dia-mundial-da-energia/

Contato: (16) 3913-9800 ou eventos@grupomidia.com

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias