Na última quarta-feira (15), o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, se reuniu ao secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel,para o lançamento da ativação do sistema fotovoltaico da Emef Profª Dercy Célia Seixas Ferrari.
Essa é a primeira escola municipal da cidade a produzir energia elétrica limpa. Foram instaladas 50 placas fotovoltaicas, que produzirão cerca de 25KW de energia, resultando em uma economia de R$ 30 mil anuais e o retorno do investimento em menos de quatro anos.
Além de gerar melhor uso de recursos públicos, Nogueira explica que “essa foi uma escolha consciente e sustentável, que contribui para a mitigação das mudanças climáticas, pois essa tecnologia não gera emissão de gases de efeito estufa ou outros poluentes.”
O uso de energia limpa tem sido tendência nos últimos anos em diversos setores, quando as preocupações com a interferência no meio ambiente para a produção de energia se tornou parte de discussões a nível global para evitar desastres em larga escala, como enchentes. As próximas escolas municipais que receberão as placas são a Emef Raul Machado e a Escola de Educação Infantil Dr. Fábio Musa.