Felipe Lavorato, da Ambientare, está na lista dos 100 Mais Influentes da Energia de 2023

Fundada em 2006, a Ambientare surgiu do sonho de seu Presidente, Felipe Lavorato, de realizar um trabalho que fizesse a diferença na área ambiental a partir de seus conhecimentos em geografia, área de formação.

“Sempre fui apaixonado pelo segmento ambiental e vi a chance de fazer a minha parte nesse mundo de licenciamento ambiental com grandes projetos no Brasil. Ao longo desses anos, tivemos muito trabalho e bons resultados desse nosso esforço.”

A prova disso é que, segundo o empresário, a Ambientare está essencialmente ligada ao desenvolvimento da infraestrutura do país devido à sua atuação em grandes projetos de geração e transmissão de energia, na área portuária, de logística e grandes parques eólicos.

“Destaco importantes projetos de geração e transmissão de energia, dentre eles a execução da linha de transmissão Manaus a Boa Vista, que representa um marco na história do licenciamento ambiental no nosso país”, pontua Lavorato.

Ao analisar os modelos de gestão nos órgãos ambientais, o empresário acredita na importância de capitanear o movimento em favor da descomplicação dos processos de licenciamento ambiental.

“A história da regulamentação ambiental no Brasil tem cerca de 40 anos e vivemos com legislações e normas bastante defasadas, que, em grande parte, não sofreram alterações e não acompanham o nível de modernização metodológica e de tecnologia que temos hoje. É essencial mudar essa perspectiva para acabarmos com as reclamações que existem e de fato tornar o licenciamento mais objetivo, previsível e atender a necessidade de novos projetos.”

E completa: “Alguns estados já têm aplicado boas ferramentas para a modernização das plataformas de licenciamento e a Ambientare tem desenvolvido tecnologias para apoiá-los nesse movimento.”

Segundo Lavorato, um dos exemplos disso pode ser visto no relatório de acompanhamento de condicionantes e informações ambientais de determinados empreendimentos, que eram documentos na ordem das 1.500 páginas. Atualmente, a Ambientare consegue apresentar isso em formato virtual com relatórios reduzidos, objetivos e com toda informação necessária.

“Conseguimos otimizar o tempo do técnico que está fazendo a análise, trazer mais segurança da informação e até mais disponibilidade de dados para todo mundo.”

Além disso, o gestor ressalta a importância de uma mudança de percepção no setor e aprovação de novas leis.

“Existem regulamentações que estão em debate ou em votação, normativas que podem ser aprimoradas e sei que temos muitas ferramentas excelentes que precisam ser aplicadas, mas a primeira necessidade é a mudança mental. Se as pessoas se abrirem para o uso das tecnologias, entenderem que a Inteligência Artificial está aqui para ajudar e tornar nosso trabalho mais estratégico, tudo funcionará melhor.”

Ao ser reconhecido como um dos 100 Mais Influentes da Energia de 2023, Lavorato se mostra honrado em saber que está conseguindo cumprir seu papel.

“Essa conquista é resultado de um trabalho em equipe e de tudo que estamos conseguindo entregar ao mercado. A gente não faz nada sozinho e o segredo realmente é compartilhar conhecimento e aprender junto. Ser ganhador na categoria Inovação deixa tudo melhor, porque é algo que acredito muito e busco fomentar o desenvolvimento em todos os campos da Ambientare, utilizando o máximo de ferramentas e tecnologias de última geração disponíveis no mercado.”

Reveja a cerimônia de premiação na íntegra:

Clique aqui para ler essa e outras matérias exclusivas da 47ª da revista Full Energy.

Clique aqui para saber mais sobre a cerimônia do Oscar da Energia de 2023.

Próximo Post

Most Popular