Gerando economia de até 35%, Esfera utiliza tecnologia para comercialização e gestão inteligente de energia

Presente em 19 estados, empresa de tecnologia focada em inovação atua no Mercado Livre de Energia com objetivo de trazer economia e facilidade de maneira digital

O consumo de energia é uma constante seja para empresas ou consumidores finais, no entanto, nos últimos anos, o mercado livre tem surgido como alternativa para empoderar clientes em busca de liberdade para escolher sua fonte e também para a economia financeira. Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 84% das pessoas acreditam que a energia elétrica é muito cara ou cara, para 62% o preço cairia se houvesse livre escolha e 80% gostariam de escolher o seu fornecedor de energia.

Neste cenário, o Mercado Livre de Energia vem ganhando cada vez mais espaço justamente por trazer alternativas de negociações, diferentes preços e maior economia na conta de energia – até 35%. É dentro desse contexto que, há cinco anos, a Esfera Energia, empresa de tecnologia que atua com gestão e comercialização de energia, vem trabalhando com o objetivo de trazer economia e acesso de maneira simples, digital e inovadora. A empresa está presente em 19 estados do país, atende mais de 120 grupos empresariais e gerencia mais de 300 unidades consumidoras.

A Esfera é uma empresa focada em inovação, que atua nas frentes de compra e venda de energia e gestão de contratos e cotação, oferecendo uma experiência totalmente digital para seus clientes. A empresa trabalha com inteligência de dados e informações de mercado em uma plataforma única de gestão de energia, além de oferecer um atendimento personalizado e dedicado à especificidade de cada cliente.

De maneira bastante intuitiva, a plataforma da Esfera oferece, em uma única tela, informações de mercado, dados sobre faturas, obrigações, dados de consumo e relatórios de gestão. “Nosso foco é a inovação e queremos trazer uma experiência digital completa. Trabalhamos com tecnologia, análise de perfil e consumo e inteligência de mercado para conseguir o melhor preço, no momento certo”, explica Braz Henrique Grama Justi, CEO da Esfera.

Somente na parte de gestão, a Esfera oferece aos seus clientes uma economia 7% maior na conta de energia comparado ao mercado. “O produto final será sempre a energia, mas o diferencial está na gestão que a empresa faz para que a economia do cliente seja cada vez maior. Essa gestão diferenciada só é possível por meio da tecnologia e é dessa forma que nós atuamos”, reforça Justi.

A empresa também faz a migração para o Mercado Livre de Energia com segurança e oferece suporte regulatório para auxiliar os clientes no cumprimento de obrigações legais e atualizá-los sobre alterações do mercado.

 

Futuro do Mercado Livre de Energia

Hoje, o mercado de energia no Brasil é dividido entre o livre, onde os consumidores negociam livremente com os fornecedores e contam com diferentes preços e condições, e o cativo, que envolve uma distribuidora e os consumidores são cobrados por tarifas reguladas.

Apesar de estar ganhando notoriedade, o Mercado Livre de Energia ainda não é para todos. Somente consumidores que possuem demanda contratada de no mínimo 500 kW, o que equivale a uma conta de aproximadamente R$ 50 mil por mês para clientes que estão em alta tensão (grupo A), podem fazer parte. Neste caso, os consumidores costumam ser grandes e médias empresas, indústrias, hospitais, shoppings, entre outros.

Com a negociação livre de energia e uma boa gestão, os consumidores têm benefícios além da economia na compra de energia, como isenção da cobrança de Bandeiras Tarifárias e liberdade para negociação de acordo com sua demanda.

“O Mercado Livre de Energia tem avançado rapidamente. Em breve, e já existem discussões nesse sentido, ele será aberto também para os consumidores de menor porte e para o consumidor final. Esse é o futuro. A Esfera entende que dá para simplificar e melhorar a venda de energia e vem trabalhando para atuar em todas essas frentes futuramente”, finaliza Braz.

Próximo Post

ENERGY DAY

Nenhum evento encontrado!

Últimas Notícias