ONS realiza solenidade de posse da nova diretoria

Operador tem dois novos diretores: Marcio Rea, diretor-geral; e Maurício de Souza, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios. Alexandre Zucarato foi reconduzido à diretoria de Planejamento

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) promoveu, nesta segunda-feira, 10 de junho, uma solenidade para marcar a posse de sua nova diretoria. Marcio Rea é o novo diretor-geral do Operador, Maurício de Souza assume a diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios, e Alexandre Zucarato foi reconduzido à diretoria de Planejamento. Os três nomes foram aprovados pela Assembleia Geral do ONS, por unanimidade, no final de abril. Eles já estão exercendo suas funções desde 17 de maio de 2024. O evento aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
“É uma grande honra reconhecer e dar as boas-vindas à nova diretoria do ONS, um grupo seleto de profissionais imensamente qualificados que vai garantir o melhor funcionamento do Sistema Interligado Nacional. Quando o presidente Lula, com toda sua experiência, humanidade e liderança pede para que o povo brasileiro seja colocado em primeiro lugar em tudo que fazemos, só há um jeito de fazer isso: escolhendo os melhores profissionais para as cadeiras certas”, ressaltou o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Marcio Rea, novo diretor-geral do ONS, comentou em seu discurso sobre o orgulho e o desafio de estar à frente do Operador Nacional. “Nossa responsabilidade é imensa: operar o sistema elétrico de um país que é protagonista no contexto global de produção de energias renováveis. Vamos pautar nossa gestão no ONS em cinco pilares: a valorização das pessoas, a segurança energética, a transição energética, a neutralidade tecnológica e o diálogo com o poder concedente, com o órgão regulador e com as instituições e agentes do setor”, afirmou o executivo.
O novo diretor de TI, Relacionamento com Agentes do ONS e Assuntos Regulatórios, Maurício de Souza reforça a importância do diálogo com todo o setor. “É um privilégio assumir uma diretoria do ONS. O setor elétrico vive profundas transformações. Estamos num momento de grandes desafios regulatórios e operacionais, com a crescente participação de novas fontes e tecnologias na matriz elétrica. Por meio do diálogo, vamos construir soluções que serão positivas para toda a sociedade brasileira”, afirmou.
Para Alexandre Zucarato, o novo ciclo à frente da diretoria de Planejamento será marcado por desafios ainda maiores. “A transição energética já é uma realidade e essas transformações seguem ocorrendo de forma rápida, com seus efeitos ficando cada vez mais evidentes. Não podemos abrir mão de nenhum dos recursos energéticos disponíveis – o desafio exige do ONS orquestrar a operação interligada, considerando os recursos centralizados, distribuídos e o empoderamento do consumidor para garantir o suprimento de energia elétrica no país, com qualidade e equilíbrio entre segurança e custo global da operação. Estou certo de que, trabalhando de forma articulada e colaborativa, iremos responder aos desafios e buscar o melhor para o setor elétrico e para a sociedade brasileira”, disse.
A composição atual da diretoria do ONS é a seguinte: Marcio Rea, diretor-geral; Alexandre Zucarato, diretor de Planejamento; Christiano Vieira, diretor de Operações; Elisa Bastos, diretora de Assuntos Corporativos; e Maurício de Souza, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios.
Próximo Post

Most Popular