SolarVolt Energia constrói usina fotovoltaica de 1,3 MWp em Betim (MG)

Empreendimento se trata de uma fazenda solar com capacidade para gerar 172.000 kWh/mês

A SolarVolt Energia concluiu recentemente a entrega de uma usina fotovoltaica em solo com 1,3 megawatt-pico (MWp) de potência instalada para a Lyra Energia, empresa mineira que atua no setor de Geração Distribuída (GD).

O projeto, denominado como Lyra II, se trata de uma fazenda solar com capacidade para gerar 172.000 kWh/mês, volume suficiente para abastecer o consumo mensal de aproximadamente 700 residenciais brasileiras. O empreendimento, localizado no município de Betim (MG), foi construído em uma área até então inutilizada de cerca de 10 mil m² em uma das propriedades da empresa.

Este é o segundo projeto fotovoltaico que a SolarVolt realiza para a Lyra Energia. O primeiro foi uma usina de telhado de 405 KWp, a Lyra I, construída em 2019 próximo ao local do novo ativo.

De acordo com Felipe Costa, fundador da Lyra Energia, a produção de suas duas usinas é totalmente destinada para comercialização. Nesse modelo de negócio, a empresa aluga parte da sua geração para abastecer o consumo energético de clientes de baixa tensão que desejam obter descontos na sua conta de luz, além de aderir a uma fonte sustentável.

 

Usina fotovoltaica em Betim (MG)
Usina fotovoltaica em Betim (MG)

Para o empreendedor, a construção de usinas fotovoltaicas é uma oportunidade de investimento e uma segunda fonte de renda, que surgiu quando ele percebeu que tinha um grande espaço inutilizado nos imóveis de sua família e que essa área poderia ser mais rentável com a implantação de sistemas solares para venda de energia.

Felipe conta que quando teve a ideia de investir nesse novo mercado ainda não tinha muito conhecimento sobre o setor e que quando analisou a viabilidade do projeto com a SolarVolt sentiu uma segurança muito grande em relação a todo o suporte apresentado pela empresa em relação a parte de projeto, engenharia, regulação e de custo benefício.

“Quando entramos em contato com a SolarVolt vimos que estávamos tratando com uma empresa muito séria, com um corpo técnico muito robusto e capaz e isso nos animou a fazer essa parceria. Ficamos tão satisfeitos com o resultado do primeiro projeto que fechamos com eles essa segunda usina, três vezes maior”, comenta Felipe.

Atualmente, com apenas quatro meses de operação, a Usina Lyra II atende 48 clientes e sua produção já está 100% locada.

Próximo Post

Most Popular