Vestas e LM Wind Power fecham parceria para intensificar investimentos no setor eólico

Contrato firmado inclui a produção de pás de turbina V150-4,2 MW

Na jornada contínua para desenvolver a cadeia de fornecimento de energia eólica e produzir componentes principais próximos aos principais mercados, a Vestas fortaleceu ainda mais a flexibilidade de sua presença global de fabricação com um contrato de fornecimento com a LM Wind Power, fabricante de pás eólicas.

O contrato plurianual inclui a produção de pás de turbina V150-4,2 MW principalmente para o mercado brasileiro com flexibilidade para exportação, se aplicável.

A LM Wind Power fornecerá as pás de sua fábrica em Ipojuca, no Estado de Pernambuco no Brasil. Com início de produção previsto para o segundo semestre de 2022, a nova produção adicionará empregos locais, estimulará investimentos diretos e indiretos na cadeia de suprimentos brasileira e expandirá a configuração global de fabricação da Vestas.

“Esta parceria é um bom exemplo de como desenvolvemos e expandimos a cadeia de fornecimento de energia eólica para impulsionar a escala necessária de energias renováveis, aumentando o uso de componentes padronizados e operações de fabricação compartilhadas entre OEMs, adotando assim uma abordagem semelhante à indústria automotiva. Escolhemos trabalhar com a LM Wind Power por causa de suas capacidades de projeto e engenharia comprovadas e extensas, bem como sua presença global comprovada”, diz Tommy Rahbek Nielsen, vice-presidente executivo e diretor de operações da Vestas.

Com essa parceria, a Vestas continua a otimizar sua configuração de fabricação, estabelecendo parcerias estratégicas estreitas para utilizar o conhecimento e a experiência dos fornecedores. O compartilhamento de operações de fabricação em todo o setor de energias renováveis garante que os locais não fiquem ociosos e crie uma cadeia de suprimentos flexível e econômica que permita que a escala industrial atenda às ambições globais de zero líquido.

“Agora, mais do que nunca, a colaboração em toda a cadeia de valor é crucial para que a indústria eólica sustente um crescimento saudável e cumpra o que um mundo eletrificado e com zero líquido precisa de nós. Na LM Wind Power, está em nosso DNA colaborar e adaptar nossos blocos de construção para ser um parceiro forte para nossos clientes. Estamos ansiosos para alavancar nossos recursos de engenharia e fabricação e fornecer lâminas de alta qualidade para a Vestas”, acrescenta Dorte Kamper, vice-presidente de vendas e marketing da LM Wind Power.

A Vestas ultrapassou 18 GW de entrada de pedidos globalmente para as variantes de turbinas eólicas V150-4,2 MW e V150-4,5 MW, dos quais mais de 6,5 GW foram garantidos no Brasil e 700 MW em outros mercados latino-americanos, tornando-o o mais vendido da Vestas variantes de turbinas eólicas de todos os tempos.

As turbinas eólicas são produzidas no Brasil sob as regras do FINAME do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gerando empregos e expandindo a indústria de energia eólica brasileira e apoiando a iniciativa do governo de promover energias renováveis e um mix de energia mais sustentável.

Leia Mais:

Vestas conclui expansão de parque eólico da Honda Energy no Rio Grande do Sul

Por que a energia eólica é tão importante para o Brasil?

 

 

Próximo Post

Most Popular