Renovigi e Caixa Econômica assinam convênio para financiar sistema solar fotovoltaico

Acordo amplia linhas de financiamento solar para clientes da companhia

A Renovigi Energia Solar, empresa de fabricação de sistemas fotovoltaicos no Brasil, assinou recentemente um convênio com a Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso à energia solar para clientes residenciais e comerciais. A Renovigi já tem parceria com as principais instituições que oferecem linhas específicas de financiamento para o setor, como Santander, Banco do Brasil, Banco BV, Losango, SICOOB, SICREDI, Itaú, Bradesco e Banrisul.

Os elevados custos com a conta de luz são o principal motivo para o aumento da demanda por geração solar fotovoltaica, que requerem um investimento inicial considerável, mas facilmente recuperável no médio prazo. Normalmente, o investimento em geração solar fotovoltaica (geração distribuída) tem um retorno no prazo de dois a cinco anos, dependendo da região do país. Ou seja, nesse período o investimento se paga com a economia obtida na conta de luz.

As diversas linhas de financiamento hoje existentes tornaram a opção ainda mais competitiva, pois o consumidor nem precisa fazer o investimento diretamente do próprio bolso e ainda pode saldar as parcelas com a economia da conta de luz, não precisando se descapitalizar.

Para a pessoa física, o crédito pessoal denomina-se CAIXA Energia Renovável e é destinado ao financiamento de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica e dos custos de instalação para residências, com taxas a partir de 1,18% ao mês.

O valor mínimo do empréstimo é de R$ 5.000,00 e o máximo é de R$ 120.000,00. O financiamento poderá ser de até 100% do projeto, limitado à capacidade financeira do cliente, que não necessita ter emprego formal ou pagar qualquer valor ou taxa para liberar o crédito.

Tanto equipamentos como os serviços para instalação dos sistemas fotovoltaicos podem entrar na linha de financiamento, desde que constem em uma única nota fiscal. O desembolso para pagamento é feito mensalmente via débito automático na conta do cliente. O prazo é de até 60 meses, com carência de até 6 meses para o vencimento da primeira parcela, podendo ser amortizado ou liquidado antecipadamente a qualquer momento.

Condições similares valem em relação ao crédito para pessoas jurídicas, cuja linha de financiamento se chama BCD Ecoeficiência, que também possui prazo de pagamento de até 60 meses e carência de até 6 meses para o vencimento da primeira parcela, mas a taxa é a partir de 1,25% ao mês + TR. As taxas para as pessoas físicas ou jurídicas variam conforme a avaliação na análise de crédito e nas garantias oferecidas.

De acordo com Renato Scalabrin, Superintendente Regional da Caixa em Chapecó “o banco busca estar presente nas iniciativas relacionadas ao desenvolvimento das nossas cidades, e a energia renovável é um tema que se enquadra totalmente a este propósito, por isso elaboramos muito produtos para atender esse mercado que desempenha uma grande relevância atual e futura.”

 

Executivos da Renovigi e da Caixa Econômica Federal
Executivos da Renovigi e da Caixa Econômica Federal

A parceria entra a Caixa e a Renovigi também se estende ao agronegócio, como a possibilidade de financiar os equipamentos off-grid, que são sistemas por bateria não conectados à rede elétrica. As linhas de crédito rural, desde que oriundas de poupança ou recursos livres, possuem taxas a partir de 8,5% ao ano, possibilitando um estímulo promovido pela agroindústria às cooperativas e aos integrados cooperados para que busquem uma solução sustentável como a oferecida pelos sistemas fotovoltaicos solares.

Dalton Valle, Gerente Executivo-Gestão de Parcerias da Caixa, informa que “o banco “irá estender para todos os integradores um pacote de vantagens para contribuir com a saúde financeira desses profissionais envolvidos com a comercialização e instalação dos kits fotovoltaicos”.

O executivo informou que esses clientes terão descontos na Caixa, como em créditos, capital de giro, investimentos, folha de pagamentos, e nas operações do cartão de crédito e da conta corrente.

Outra vantagem da parceria entre as empresas engloba o financiamento habitacional. Contanto que no projeto do imóvel esteja previsto a inclusão das placas fotovoltaicas, essas poderão ser financiadas junto com o imóvel, obtendo todas as vantagens do financiamento habitacional, como as taxas de juros entre 5% a 9,5% ao ano, e o prazo para pagamento que pode chegar até 360 meses.

Os interessados no processo de financiamento, para qualquer modalidade, podem dirigir-se a uma agência da Caixa ou entrar em contato por meio do número de WhatsApp da CAIXA 0800 104 0104, portando todos os documentos necessários que podem ser encontrados no website do banco, assim como informações complementares.

 

Próximo Post

Most Popular