Diretor executivo da FGV Energia (Centro de estudo de Energia), ligado à presidência da FGV, Carlos Otavio Vasconcellos Quintella é formado em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ) e possui mestrado em Administração de Empresas (MBA-Executivo) pela COPPEAD/UFRJ.
Segundo o diretor, o maior desafio de sua carreira, nos últimos anos, foi criar o melhor Centro de Estudo e Pesquisas em Energia numa instituição tão respeitada quanto a FGV, sendo a 3 ª Think Tank do Mundo. A FGV Energia desenvolve projetos para as principais empresas públicas e privadas brasileiras, especialmente produzindo conhecimento de elevada qualidade nas áreas de petróleo, gás natural, energia elétrica, nuclear, biocombustíveis, fontes renováveis e eficiência energética.
Quintella considera uma grande reponsabilidade estar entre os 100 Mais Influentes da Década, pois o mercado de energia é repleto de mentes brilhante.
Homenagear os 100 profissionais mais influentes de um segmento específico, ainda mais em um país de dimensões continentais como o Brasil, é uma tarefa ambiciosa. Executar essa tarefa durante uma pandemia é ainda mais desafiador.
Mas o tamanho do desafio não desencoraja o Grupo Mídia de colocar em prática a proposta de homenagear personalidades que fazem a diferença e marcaram história em um dos setores mais importantes do país: a Energia.
Consagrada como a maior homenagem aos nomes do setor energético brasileiro, a premiação 100 Mais Influentes da Energia foi adiada para o dia 30 de junho, no Renaissance São Paulo Hotel, na cidade de São Paulo.