A 48ª edição da revista Full Energy foi lançada durante o Welcome Energia 2024 e trouxe como tema principal as perspectivas políticas e econômicas para o setor no ano que se inicia.
Grandes gestores abordaram o assunto de acordo com seus segmentos, como Elbia Gannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).
Em entrevista exclusiva, Elbia afirmou que 2024 será um ano para manter e alinhar os parâmetros para um bom funcionamento das eólicas offshore. Além disso, manifestou a necessidade do Brasil se posicionar como protagonista da transição energética verde.
“Nosso país está avançado em relação a outras nações e é necessário orientar e contribuir com os países que não conseguiram evoluir rapidamente nesse quesito. O compartilhamento de conhecimento salva vidas.”
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, e Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Associação, falaram sobre o total acumulado esperado para o fim do ano e os avanços da energia solar no Brasil.
“O avanço da energia solar fortalece a sustentabilidade e amplia o protagonismo internacional do Brasil, além de aliviar o orçamento das famílias e reforçar a competitividade dos setores produtivos brasileiros”, ressalta Sauaia.
Já a matéria exclusiva de Renata Isfer, presidente-executiva da Associação brasileira de Biogás (ABiogas), aborda o segmento atuando em favor de uma política pública estruturante para biogás e biometano, e a busca por uma atuação mais expressiva na matriz energética.
“A ABiogás também está reforçando a atuação em nível estadual, construindo planos para o desenvolvimento da indústria e para o consumo de biogás e biometano, considerando as especificidades de cada estado. São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, já estão manifestando interesse em avançar nessa temática e nós acreditamos que teremos grandes incentivos estaduais”, afirma a presidente da Associação.
Quem também dá seu panorama na revista Full Energy sobre as perspectivas para 2024 é Celso Cunha, presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). Ele aborda a importância de Angra 1, o andamento de Angra 3 e a Agenda do segmento para o Brasil.
“Queremos que essa discussão sobre a tarifa de Angra 3 se encerre para as obras da usina recomeçarem. Além disso, que a gente consiga avançar com as contratações entre a Nuclep e a Eletronuclear, e uma série de equipamentos que estão faltando ainda para obra de Angra 3.”
Além disso, a Full Energy 48 traz um dossiê com o tema Transição Energética Justa, um grupo formado por Associações para lidar com as emendas do PL 576/2021 e o futuro do setor. Entre as entrevistas exclusivas, estão depoimentos de Alexei Vivan, diretor-presidente da ABCE; Victor iOcca, diretor da ABRACE; Marcus Madureira, presidente da Abradee; e Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia.
A 48ª Full Energy também traz matérias especiais de parceiros, novidades sobre os próximos eventos do Grupo Mídia e artigos exclusivos da revista.