Com o fornecimento de unidades geradoras Voith, a Pequena Central Hidrelétrica Tamboril entra em operação em Goiás

Com o fornecimento de unidades geradoras Voith, a Pequena Central Hidrelétrica Tamboril entra em operação em Goiás

A Tradener acaba de inaugurar a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Tamboril, localizada em Cristalina (GO), no rio São Bartolomeu, destacando-se por ser o primeiro projeto construído pela empresa para geração de energia hidrelétrica.

Tamboril conta com duas unidades geradoras fornecidas pela Voith Hydro compostas de turbina Kaplan-S montante de 7,9 MW cada, geradores e sistemas associados, capazes de gerar um total de 15,8 MW, o suficiente para abastecer mais de 30 mil residências com energia limpa e renovável.

“Como fornecedor líder em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de soluções completas para usinas hidrelétricas, bem como pioneiro no desenvolvimento de tecnologias como o modelo de turbina de Viktor Kaplan usado neste projeto, a Voith já entregou milhares de turbinas Kaplan em todo o mundo. Entre elas está a unidade Kaplan mais potente do mundo, com potência nominal de 200 MW e diâmetro do rotor de 10,5 metros, com a qual a Voith bateu um novo recorde nesse tipo de turbina”, afirma Rodrigo Miranda, gerente regional de vendas de PCH da Voith Hydro no Brasil.” No entanto, nossa visão vai muito além do tamanho. Acreditamos no potencial hidrelétrico do país e principalmente no aproveitamento de todo o potencial. É por isso que estamos continuamente desenvolvendo novas soluções e com foco consistente no mercado de PCHs”, ressalta.

Miranda ressalta a importância das PCHs no Brasil que, por serem construídas perto dos centros de consumo, dispensam a necessidade de longas linhas de transmissão, além de trazer desenvolvimento sócio econômico, promovendo o aumento do IDH nas regiões onde são implementadas.

“Investir nas Pequenas Centrais é investir no compromisso com o meio ambiente, afinal, trata-se de uma fonte limpa e renovável de energia. Nós, da Voith, ficamos muito orgulhosos por participar de um projeto de tamanha relevância e honrados ainda pela confiança da Tradener para o fornecimento das três próximas PCHs do complexo: PCH São Bartolomeu, PCH Gameleira e PCH Salgado”, finaliza.

Próximo Post

Últimas Notícias