Larissa Dantas, da Potigás, é entrevistada na série “Realizadores que Influenciam”

“Nesses três anos de Potigás, formamos uma equipe que funciona como uma orquestra sinfônica.

Liderando uma companhia responsável pela distribuição de gás canalizado no Rio Grande do Norte, a Companhia Potiguar de Gás, Larissa Dantas é uma importante liderança no setor de energia do Brasil.

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Larissa Dantas ocupa, hoje, a cadeira de CEO e diretora-presidente da Potigás. Mas sua história profissional não começou no setor de energia.

Em entrevista para a série Realizadores que Influenciam, transmitida ao vivo pelos canais do Grupo Mídia e Full Energy, Larissa lembra de seus primeiros passos como empreendedora, ainda longe do mercado de energia. “Trabalhei em uma empresa familiar, fundada pelo meus pais, com atuação no ramo imobiliário.”

Sua representatividade no setor de imóveis levou Larissa a ocupar por oito anos a vice-presidência do Sindicato de Construção Civil do Estado do Rio Grande do Norte.

“Este momento foi muito marcante para a minha carreira, pois no dia da minha posse eu estava
grávida e recebi, junto ao presidente, Arnaldo Gaspar Júnior, e autoridades a nomeação do
cargo.”

O Sindicato não foi a única entidade que Larissa fez parte. A executiva também participou de grupos da FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte) e da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria de Construção). Ao mencionar a CBIC, Larissa destaca a importância da entidade para seu ingresso no setor do gás natural.

“A CBIC tem um direcionamento para obras de infraestrutura. Essa área acabou sendo um embasamento para
chegar até o mercado de gás”

Colecionando conquistas de sua carreira, Larissa lembra com alegria de quando foi convidada para integrar a equipe técnica da Potigás como presidente, a convite da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. “Nesse dia que recebi o convite, eu fiquei tão atordoada, e disse a ela que iria pensar. Foi uma emoção muito grande.”

MODELO DE GESTÃO

Ao definir o seu perfil de Líder, Larissa enfatiza seu modo comunicativo e colaborativo, sempre valorizando o trabalho em equipe.

“Nesses três anos de Potigás, formamos uma equipe que funciona como uma orquestra sinfônica. Tem momentos em que o maestro, função que ocupo atualmente, vira as costas e a orquestra toca sozinha. Para isso tem que ter confiança e isso eu tenho com a minha equipe.”

A executiva também zela pela flexibilidade no trabalho. “Eu gosto muito de andar pela empresa, ir até o cliente e onde as coisas estão acontecendo. Muitas vezes, o cliente não espera isso, mas eu acho importante porque ele é nosso chefe.”

Larissa também fala sobre proximidade com os colegas no trabalho. “Eu gosto de certa informalidade, mas as pessoas que não nos conhecem precisam de cuidado. Não é porque somos informais que não existe hierarquia e nós tratamos isso com bastante sutileza.”

INSPIRAÇÕES

Frente a predominância de lideranças masculinas no mercado, Larissa cita Luiza Trajano como uma de suas principais inspirações, sobretudo por questões como a maternidade, os papeis sociais e a representatividade que a empresária ocupa.

Já no ambiente familiar, a empreendedora enaltece a figura de sua avó como uma de suas referências. “Ela é uma grande inspiração para mim. É uma pessoa que sabe contornar conflitos, além de ser uma grande realizadora e isso eu tenho certeza que puxei dela”.

O pais de Larissa também são importantes influências em sua vida. “Os dois conseguiram ter uma vida digna, criando três filhos com muito suor e trabalho honesto.”

PROJETOS

Um marco importante da gestão de Larissa Dantas foi quando o governo de RN sancionou o projeto de lei para regulamentar o consumidor livre de gás, permitindo a compra direta do gás. A medida possibilita que a companhia compre gás a preços mais competitivos, direto dos novos produtores que já atuam no RN, e repasse essa redução para o consumidor.

Larissa destaca ainda o projeto empenhado pela Potigás no estado do Rio Grande do Norte quanto ao incentivo à utilização do Gás Natural Verde (GNV), em que é possível transformar o combustível do carro para gás natural.

Outro programa desenvolvido pela companhia em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC) visar captar clientes do setor de cerâmica.

“As indústrias de cerâmica branca, porcelanato, azulejos, pias, louças sanitárias usam muito o gás natural e têm procurado o estado do Rio Grande  do Norte para se instalarem. A SEDEC junto com a Potigás assessoram essas empresas para que elas se instalem no estado o mais rápido possível. O objetivo do projeto visa sobretudo beneficiar o consumidor”.

 

Confira na íntegra a entrevista com Larissa Dantas na série “Realizadores que Influenciam”, transmitida pelos canais da Full Energy

 

Próximo Post

Most Popular