Primeiros parques eólicos offshore da Polônia terão parceria com a Hitachi Energy

A Equinor e Polenergia encomendaram à Hitachi Energy, empresa voltada para a produção de energia sustentável, duas soluções para os primeiros parques eólicos da Polônia: MFW Baltyk II e MFW Baltyk III.

Ambos estão localizados no setor polonês do Mar Báltico e possuem capacidade combinada de geração de 1.440 MW. Os parques estão aguardando a decisão final de investimento, prevista para 2024, e devem entrar em operação em 2027.

O país europeu pretende desenvolver seu potencial eólico offshore e aumentar o uso de energias renováveis em sua matriz elétrica, que é historicamente dominada pelo carvão. O governo planeja gerar cerca de 11 gigawatts de capacidade eólica offshore operacional ou em desenvolvimento até 2027.

A Hitachi fornecerá a cada parque conexão de rede offshore que receberá a energia das turbinas eólicas e a transferirá para a costa, uma conexão de rede continental que levará a energia para o sistema de transmissão nacional e uma solução de qualidade de energia statcom para garantir que a energia flua na capacidade ideal em todos os momentos, apesar da alta variabilidade da energia eólica.

“A integração de fontes renováveis de energia em larga escala com a rede elétrica é a chave para a transição energética e um campo no qual temos sido pioneiros por décadas”, afirma Niklas Persson, diretor geral de Grid Integration da Hitachi Energy.

O anúncio segue um recente acordo global entre a Hitachi Energy e a Equinor para colaborar em sistemas de transmissão de alta tensão (CA e CC) para conectar parques eólicos offshore da Equinor e instalações de produção às redes elétricas do continente em todo o mundo.

Next Post

Últimas Notícias