Simplicidade e eficiência: soluções de modernização e unificação de sistemas para concessionárias de energia

Modernizar o centro unificado de operação da geraçãoetransmissão da Copel (Companhia Paranaense deEnergia) foi a missão da Hitachi ABB Power Grids com a concessionária, após um detalhado processo de concorrência, por meio de um edital, vencido pela companhia de tecnologias voltadas ao setor elétrico.

A Copel, que operava até então com um software distinto em cada usina, passará a ter uma plataforma unificadaparageraçãoetransmissão. Isso será feito por meio do Network Manager, solução robusta da Hitachi ABB Power Grids, que já está em sua décima versão,eatende um grande volume deconcessionáriasem todo o mundo. A solução vai melhorar as condições de operação da geração de toda a Copel, o que significa aprimorar o atendimentoparatoda a população da Paraná, onde a concessionária possui mais de quatro milhõesemeio de medidores/clientes conectados a sua rede.

Utilizar apenas uma plataforma traz uma grande vantagem: a redução de tempo de treinamento dos operadores. Um mesmo colaborador pode atuar em qualquer planta ou usina, pois todas passam a ser idênticas. “Paraatuarem em mais de uma região, os operadores teriam que aprender sobresistemasdistintos. Com aunificação, a Copel ganha mais flexibilidade”, explica Marcio Rocha, Business Specialist da Hitachi ABB Power Grids.

A necessidade de manutenção dossistemastambém diminui, trazendo grande economia. Mais modernoeconfiável, a plataforma utilizada já conta com as proteções necessárias no quesito cibersegurança, estando mais protegido contra possíveis ataques de hackers. Por apresentar menos problemas que o façam parar de funcionar, o sistema contribui com a melhora na taxa de disponibilidade da redee, mesmo quando ocorrem problemas, a mesma é reestabelecida de forma muito mais rápida.

A tecnologia ajuda também na tomada de decisões diante de situações adversas. O sistema fornece informações de forma clara, apontando a melhor manobra a ser realizada em cada ocasião. A solução conta ainda com ferramentas modernas de business intelligenceedata analytics, que trazem relatórioseavaliações de KPIs.

A Hitachi ABB Power Grids é fornecedora de sistemasde operadores deenergiaelétrica em todo o mundo, com mais de 400sistemasinstalados. “É uma tecnologia que veio sendo desenvolvida ao longo dos anos, desde a década de 60. Sempre investimos muito em pesquisaedesenvolvimento,enossa a solução Network Manager se manteve moderna, tanto do ponto de vista da tecnologiaefuncionalidades, quanto da interface com o cliente, relação homem-máquina”, explica Marcio.

Próximo Post

Últimas Notícias

Casino siteleri

- Kalebet -
Holiganbet
- Meritroyalbet giriş