Volatilidade em alta no mercado livre

Após um ano de calmaria, 2024 começou movimentado no mercado livre de energia. Janeiro na BBCE foi marcado pela volta da volatilidade.

O EHUB, plataforma da companhia, encerrou o mês com recorde de volume transacionado e todos os indicadores mais que dobraram. E fevereiro já aponta tendência semelhante, com recordes históricos diários!

Em janeiro na BBCE foram negociadas 66  mil GWh, alta de 111% em comparação com dezembro e 113% em relação a janeiro de 2023.

Um dos motivos que contribuíram ao movimento foi o fato de o mercado passar a antever uma elevação nos preços, o que trouxe de volta a volatilidade.

Tanto a negociação dos ativos mensais quanto dos mais alongados seguiu tendência de alta.

Além de registrar recorde mensal, em janeiro a BBCE também obteve um recorde de maior pregão da história. Dia 26 foram transacionadas 1.989 GWh, que superam em mais de 100% o último recorde anterior, ocorrido dia 18 desse mesmo mês.

Vale destacar que essa data era uma emenda de feriado municipal em São Paulo, cidade que reúne grande parte das comercializadoras do Brasil.

Esse volume, entretanto, já foi superado em algumas datas de fevereiro. Trata-se, portanto, de aquecimento dos negócios que está se mantendo.

O volume de janeiro foi dividido em, aproximadamente, 6,2 mil operações, alta de 147% em comparação com dezembro e de 206% com relação ao mesmo mês do ano anterior.

O montante financeiro também foi maior, tendo em vista a perspectiva alta do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) e o volume movimentado, com isso, atingiu R$ 7 bilhões, crescimento de 129% em comparação com janeiro de 2023 e 144% com dezembro 2023.

A volatilidade possui relação direta com o volume de negociação. Também está conectada com os valores da BBCE Curva Forward, referência de preços calculada com base em negócios reais.

Os movimentos são uma fotografia realista do mercado, pois a liquidez está na BBCE. Cerca de 1/3 dos negócios registrados na CCEE passam pelo EHUB.

** Artigo escrito por Alexandre Thorpe, diretor-presidente da BBCE

Leia mais dos especialistas da BBCE:

Próximo Post

Most Popular